Se você também vive pensando em começar a treinar, mas tem dificuldade de começar (quem nunca?), saiba que criar um novo hábito é difícil mesmo. Mas tudo fica mais fácil quando você entende o mecanismo por trás de todo hábito. É disso que trata o livro “O Poder Do Hábito”, de Charles Duhigg. O autor defende que nosso cérebro cria hábitos para poupar energia. Ou seja, identifica as ações que funcionam e faz com elas sejam repetidas e executadas no modo automático. Em outras palavras, a gente não precisa pensar pra fazer tudo o que a gente faz diariamente como acordar, desligar o despertador, levantar-se, arrumar a cama e começar o dia.
A boa notícia é que é possível criar um novo hábito (ufa!). E pra isso é preciso entender como o hábito funciona.
Para o autor, toda rotina é acionada por um gatilho ou deixa e termina com uma recompensa, física ou psicológica. O primeiro passo para se criar um novo hábito é então entender o hábito atual. Vamos fazer aqui um exercício mental. Você planeja começar a treinar no período da noite. Mas você termina seu dia cansado, estressado ou atrasado. Você então resolve ficar em casa, sentar no sofá e assistir a uma série no Netflix, quem sabe acompanhada de uma pipoca ou de um chocolatinho. E pronto, você tem uma sensação de conforto e de que está recebendo a recompensa merecida pelo seu árduo dia de trabalho.
Nesse exemplo, o horário, o estresse ou o cansaço podem funcionar como gatilho para que você deixe o treino pra depois. Uma boa dica é conhecer a fundo esses gatilhos. Faça um diário. Anote a que horas você se sente cansado a ponto de desistir de treinar, o que desencadeia essa sensação, onde ela acontece, se você está sozinho ou acompanhado nesse momento. Você pode se esforçar para mudar o modo como reage a eles ou mesmo atuar sobre eles. Mas como? Você pode reorganizar sua agenda e começar a treinar pela manhã. Você pode convidar um amigo para começar a treinar com você. Você não vai querer deixar seu amigo na mão, né? Ele pode ser seu gatilho pra você sair de casa.
Aposte também na força da recompensa.
Quando você cria uma rotina de treinos, ganha disposição, melhora sua forma física, dorme melhor. E aquela sensação de missão cumprida muitas vezes não tem preço. Além disso, um hábito saudável geralmente impulsiona outros e você pode acabar descobrindo que a empolgação com os resultados dos treinos despertou em você a vontade de comer mais saudável.
Não é fácil mudar nem persistir. Mas a gente está aqui pra ajudar você a mudar de hábito.
Pra começar, deixamos duas aulas experimentais gratuitas, uma de Funcional e outra de Pilates, para incentivar você. É só escolher a unidade de sua preferência e agendar via WhatsApp. Além de professores superatenciosos, você vai ver que nossas turmas são pequenas e que você logo vai fazer novas amizades que vão acompanhar e incentivar você nessa mudança. A deixa está aí. Agora é com você.