Atividade física, Andropausa e Saúde do Homem

By in , , ,
Atividade física, Andropausa e Saúde do Homem

É equivocado pensar na Andropausa como a “menopausa do homem”. Isso porque, ao contrário das mulheres, não há a interrupção da produção do hormônio sexual. O que acontece no caso dos homens é a diminuição gradativa da produção de testosterona, geralmente a partir dos 40 anos de idade.

São sintomas da Andropausa:

1 – Diminuição do desejo sexual
2 – Cabelo e pele excessivamente secos
3 – Fraqueza muscular
4 – Insônia
5 – Mudanças bruscas de humor
6 – Aumento de suor
7 – Osteoporose
8 – Falta de concentração
9 – Desânimo
10 – Aumento da gordura corporal

Mas calma lá.

A Andropausa não deve ser considerada como uma doença, mas como consequência natural do envelhecimento masculino. E a boa notícia é a adoção de hábitos saudáveis podem ajudar a desacelerar o descréscimo da produção de testosterona característico da Andropausa.

Benefícios da Atividade Física para a Andropausa

A atividade física pode atenuar os processos e efeitos relacionados à Andropausa. O Dr. João Hollanda, médico ortopedista formado pela Santa Casa de São Paulo, destaca os benefícios da prática em seu site:

• A atividade física adequada pode aumentar os níveis de testosterona e hormônio de crescimento (GH)
• Exercícios aeróbicos são importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares e controle do peso
• A perda de massa muscular está associada a piora da capacidade funcional do idoso e é mais prevalente naqueles que sofrem com a andropausa. Isso deve ser combatido por meio dos exercícios de fortalecimento.

O médico destaca ainda a relação de uma boa qualidade de sono com a produção de testosterona. Então vale relembrar aqui em nosso blog o post que trata dos efeitos da atividade física para o sono. Ou seja, praticar atividade física ajuda no controle da Andropausa em várias frentes!

Treino Funcional e Andropausa

Um estudo científico também endossa a importância da prática de atividades físicas para os homens durante o envelhecimento, ressaltando que os homens com maior prevalência e intensidade de sintomas da Andropausa (Deficiência Androgênica Durante o Envelhecimento Masculino – DAEM) são indivíduos “insuficientemente ativos”. Mas de que atividade física estamos falando? As pesquisadoras ressaltam a necessidade de combinar exercícios aeróbicos, com exercícios resistidos, de intensidade moderada à vigorosa.
Elas apostam no treinamento funcional, justamente pela modalidade combinar os exercícios recomendados para a saúde masculina:

Presume-se que o treinamento funcional é um exercício benéfico para homens com DAEM, que além de incentivar e motivar a prática  de  atividade física  nos  diferentes  domínios  e  contextos, também  pode  ser  considerada  benéfica para a saúde geral, por ser composto de exercícios aeróbios e resistidos, os quais contribuem para o aumento nos níveis de força muscular, diminuição dor nas articulações, dores musculares, insônia, e favorecem a sensação de bem-estar geral. Em conjunto, esses fatores melhoram os sintomas da DAEM.

Então bora treinar, né?

Nós temos a modalidade de Treinamento Funcional em nossas duas unidades, na Granja Viana e na Vila Romana. Agende uma aula experimental gratuita e venha conhecer na prática os benefícios do funcional para sua saúde.

_______
Para escrevermos esse conteúdo para você, usamos as seguintes fontes:
1) “Treinamento funcional em homens com deficiência androgênica”. Artigo publicado na Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde de autoria de Beatriz Regina Wolfgramm, Melissa de Carvalho Souza Vieira e Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães. Leia aqui: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/12738

2) “Andropausa: quais são os sintomas”. Matéria publicada no site da Secretaria de Saúde do Governo do Rio de Janeiro. Leia aqui: https://www.saude.rj.gov.br/atividade-na-terceira-idade/noticias/2018/11/andropausa-saiba-quais-sao-os-sintomas

3) “Andropausa e Atividade Física”, matéria publicada no site do Dr. João Hollanda, médico ortopedista formado pela Santa Casa de São Paulo. Leia aqui: https://ortopedistadojoelho.com.br/andropausa-e-atividade-fisica/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *