Muito frio para treinar? Que nada! Confira aqui os benefícios da prática de atividades físicas no inverno.

By in , , ,
Muito frio para treinar? Que nada! Confira aqui os benefícios da prática de atividades físicas no inverno.

Quem nunca pensou “hoje está muito frio para treinar”? Então vamos começar com três boas notícias para encorajar você. A primeira é que no inverno o corpo precisa de mais energia para manter a temperatura fisiológica adequada e por isso o gasto calórico durante a atividade física é ainda maior. A segunda é que a prática regular de atividade física fortalece o sistema imunológico. Por isso é tão importante seguir treinando mesmo no inverno já que essa é a estação do ano em que infecções de garganta, gripe e resfriado são mais frequentes. A terceira é que você não precisa procurar conforto só no chocolate quente. A atividade física no inverno, assim como no ano todo, contribui para liberação de endorfina associada à sensação de prazer, além de ajudar na qualidade do sono e alívio do estresse.

Ficou animado para seguir treinando mesmo no frio? Então confira três cuidados especiais para essa época do ano.

1. Atenção redobrada com aquecimento e alongamento.

Nos dias frios de inverno a musculatura se mantem mais contraída e o risco de lesão aumenta. Em baixas temperaturas, o corpo favorece a concentração de sangue nas regiões mais centrais do corpo, fazendo com que as extremidades do corpo fiquem mais frias. O aquecimento ajuda nessa equação e favorece o bem-estar e adaptação metabólica tornando a atividade física mais segura. No frio, além da musculatura mais contraída, pode haver maior rigidez nas articulações. Por isso, além de aquecer, alongar é fundamental.

2. Mantenha-se hidratado.

Com baixas temperaturas, pode ser que você sinta menos sede. Mas é fundamental se manter hidratado também no inverno e durante o treino. Um bom termômetro é prestar atenção na cor da urina, mantendo-a sempre clarinha. Uma urina muito concentrada pode indicar baixa ingestão de líquidos.

3. Nada de sair suado por aí.

Evite sair molhado de suor, mesmo que seja só até o carro. O ideal é trocar a camiseta molhada ou pelo menos se proteger com um agasalho para evitar o contraste entre o corpo quente e as baixas temperaturas do inverno.

Tudo entendido? Então bora treinar!

E se você está pensando em iniciar uma atividade física, vem fazer uma aula experimental de Funcional ou Pilates. É só entrar em contato com a gente e agendar seu horário na unidade da Granja Viana ou Vila Romana. Nossa recepção calorosa vai deixar qualquer frio do lado de fora. Esperamos você.

 

Para escrever esse conteúdo para você, usamos essas referências:

Exercício Físico no inverno. Blog Einstein. Disponível aqui.
Fisiologista do HCor explica como a atividade física deve ser praticada no inverno. Blog HCor. Disponível aqui.
7 dicas de cuidados ao fazer exercícios no frio. Globo.com. Disponível aqui.
Atividade física no inverno: dicas para não deixar de praticar exercícios no frio. Blog Unimed Londrina. Disponível aqui.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *