Todo final de ano a mesma coisa. A gente faz um balanço do que passou, do que fizemos e do que não fizemos, mas gostaríamos de ter feito. Com um ano novinho pela frente, respiramos fundo e pensamos: ano que vem vai ser tudo diferente! Vou me exercitar mais, ou comer melhor, ou dormir mais cedo. E essa vontade de mudança vem tão forte que ganha peso de resolução: a famosa resolução de ano novo, que muitas vezes não sobrevive nem até o final de janeiro.
Sem julgamento. Quem nunca abandonou uma resolução de ano novo que atire a primeira pedra. Mas esse post é justamente para ajudar você a escolher a resolução certa, ou seja, aquela que é factível e atingível para você.
Antes, uma curiosidade: sabia que as resoluções de Ano Novo datam dos tempos dos babilônicos? Mas, nessa época, eram dirigidas aos deuses em um compromisso com a melhora e aperfeiçoamento de si. Esse continua sendo o plano até hoje, né? Então vamos entender por que muitas vezes esse plano não sai do papel.
O grande segredo de uma resolução de Ano Novo de sucesso é escolher um objetivo que você pode cumprir. Isso porque não adianta só o querer. É pouco provável que você consiga dar a volta ao mundo no ano que vem se tem um emprego presencial, depende exclusivamente dele e não tem nenhuma reserva. Você pode sonhar com essa viagem, mas a resolução… bom, a resolução é uma resolução, né?
Passo a passo para fazer sua resolução vingar
Um bom começo é listar em quais aspectos da sua vida você gostaria de intervir e experimentar uma mudança. Pode ser no campo profissional, no amoroso, mas também no da saúde e bem-estar. Sinceramente, nossa sugestão é que você foque nesses dois pontos: saúde e bem-estar. Você só controla sua vida profissional e amorosa parcialmente. Já atividade física, alimentação e sono… esses são pilares para uma boa qualidade de vida e podem ser mudados e melhoradas por você (e só por você).
Vamos pegar a atividade física como exemplo. Se você não faz atividade física nenhuma, fazer uma caminhada duas vezes por semana já é uma grande mudança. Estar preparado para correr uma maratona em um ano seria o outro extremo. E não há nada de errado com esse objetivo. Mas você precisa saber que isso demanda treinos específicos e constantes. Então é hora de fazer conta. Quanto tempo para treinar você tem por semana? Onde seriam esses treinos? Tem custo? Quanto? Essa é a parte operacional da sua decisão. Agora entra a parte psicológica.
Lembra que nesse post aqui a gente falou da Poder do Hábito, inspirado no livro de Charles Duhigg? O autor defende que o cérebro cria hábitos e tende a repetir rotinas que funcionam no automático. No caso da resolução de Ano Novo focada em atividade física, uma boa primeira reflexão seria: pensar sobre como não fazer atividade nenhuma se transformou na sua rotina. Existem gatilhos que te impediram de começar a treinar no passado? Cansaço? O sofá te chamando para assistir a uma série no Netflix? Feito isso, pense em pequenas recompensas para cada treino e cada meta que você cumprir daqui pra frente. Todo mundo ama uma recompensa, né?
Mas, ainda assim, somos humanos e sujeitos a falhas e a tentações. Então aqui vai mais uma dica para a sua resolução de Ano Novo. Se você vai indo bem na sua rotina de atividades físicas durante três semanas, mas acabou faltando a um treino na quarta, respira! Não é porque você falhou que vai jogar pra cima todo esforço que você já fez. Segundo o psicólogo John C. Norcross, o modo como você encara esse lapso vai definir se você joga a toalha ou se continua no jogo. Saiba dimensionar as coisas e siga em frente.
Quais suas chances de ser bem-sucedido na sua resolução de Ano Novo?
Vamos aos dados. De acordo com artigo do The Economist, as inscrições em academia têm um pico na virada do ano. Entretanto, lá para o meio de fevereiro o fluxo nas academias já volta ao normal. Mas não desanima não! Pesquisa da Ipsos mostra que 45% dos americanos que fizeram resoluções em 2019 mantiveram pelo menos uma ao final do ano seguinte. E a boa notícia é que, se você persistir até março, você tem cerca de 66,6% de chances de se manter firme até dezembro.
Ninguém disse que seria fácil. Mas a gente pode ajudar. Se sua resolução de Ano Novo for começar ou intensificar a atividade física, fale com a gente. Você vai descobrir que ter treinos focados no seu objetivo e com atenção de personal ajudam muito na motivação. E não se preocupa não: se você pular um treino, a gente vai entrar e contato e te perturbar até você voltar firme e forte. Se quiser experimentar, é só marcar uma aula gratuita. Pode ser Funcional ou Pilates, na unidade da Granja Viana ou na Vila Romana.
Feliz 2023 e uma feliz resolução de Ano Novo para você!
Para escrevermos esse artigo para você, usamos as seguintes referências:
- Artigo “Para que servem as resoluções de Ano-Novo? Vogue investiga”, publicado na Ravista Vogue. Disponível aqui:
- Livro “O Poder Do Hábito”, de Charles Duhigg. Editora Objetiva, 2012.
- Artigo “Almost half of people stick to a New Year’s resolution”, publicado no The Economist. Disponível aqui: