‘’A aptidão física é o primeiro requisito da felicidade. Nossa interpretação da aptidão física é a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido com uma mente sã plenamente capaz de, natural e facilmente, realizar satisfatoriamente as nossas muitas e variadas tarefas diárias com entusiasmo espontâneo e prazeroso.’’
A frase é de Joseph Pilates, criador do método Pilates, um programa de exercícios completo e dinâmico que trabalha corpo e mente simultaneamente. Seus exercícios baseiam-se em alguns princípios: respiração, concentração, centro, controle, precisão e fluidez, tendo como objetivo melhorar o corpo como um todo.
• A concentração visa garantir atenção total na realização dos exercícios para que eles sejam executados com o máximo de eficácia.
• O controle é decorrente do aprimoramento da coordenação motora e da habilidade de canalizar os esforços para os músculos acionados em cada exercício.
• A precisão é decorrente do controle sobre esses músculos.
• O centro é o pilar do Pilates que privilegia a estabilização do tronco pelo fortalecimento muscular, beneficiando a postura global.
• A respiração deve ser entendida como parte da prática e deve ser sincronizada com os movimentos potencializando seus efeitos.
• A fluidez age em conjunto com a precisão e controle na execução dos exercícios, tornando-os leves e diminuindo os impactos da prática.
Integrados, esses princípios tornam o Pilates um método altamente benéfico para a tonificação da musculatura, correção da postura, aumento de flexibilidade. Recomendado para todas as idades, o Pilates também é indicado para reabilitação e tem a vantagem de oferecer baixo impacto para as articulações.
Isso não significa que o Pilates não trabalhe as articulações A diferença é que não utiliza de exercícios bruscos. Isso é particularmente importante para os mais velhos já que a manutenção da mobilidade articular está diretamente relacionada com a capacidade de executar as atividades da vida diária (AVD).
Além disso, o Pilates promove bem-estar, relaxamento, melhora a respiração e o sono e aumenta a disposição. Juntos, todos esses benefícios conduzem à felicidade porque deixam você mais consciente e com corpo apto para realizar suas atividades e viver a vida com entusiasmo e prazer, assim mesmo como queria Joseph Pilates.
Quer saber mais sobre o que o Pilates pode fazer por você? Fale conosco e marque uma aula experimental. Temos Pilates nas nossas duas unidades, na Granja Viana e na Vila Romana.
Para escrever esse conteúdo para você, usamos as seguintes referências:
• “10 Benefícios do Pilates que você precisa saber”, matéria publicada na Revista Pilates e disponível aqui.
• “Os Princípios do Método Pilates”, conteúdo publicado no Blog Pilates e disponível aqui.
• “Capacidade de idosos da comunidade para desenvolver Atividades de Vida Diária e Atividades Instrumentais de Vida Diária”, artigo científico disponível aqui.