Está difícil dar conta do hoje? As cobranças do dia a dia ficam ainda mais pesadas quando a gente ainda fica pensando e repensando no que vira amanhã e depois de amanhã e depois de depois de amanhã. Some a isso o fluxo insano de informações que sempre nos dá a sensação de que estamos perdendo algo ou mesmo que não estamos no mesmo pique de realização das pessoas à nossa volta. Difícil não lidar com um certo nível de ansiedade, né? Pois é, você não está sozinho.
Brasil é o país da ansiedade?
Segundo dados da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), o Brasil lidera o ranking de países com mais pessoas ansiosas, totalizando 18,6 milhões de brasileiros.
A ansiedade pode ser passageira ou crônica, com tratamentos e sintomas específicos. A boa notícia é que isso não importa: qualquer que seja seu tipo de ansiedade, a atividade física pode ajudar!
Veja os benefícios das atividades físicas para ansiedade:
- Equilíbrio hormonal: a prática regular de exercícios ajuda a equilibrar a produção de hormônios, como endorfina e serotonina, que estão relacionados ao bem-estar e ao humor¹².
- Melhora do sono e aumento de disposição: o exercício físico contribui para aumento de produtividade e para uma melhor qualidade do sono, criando um ciclo virtuoso no controle da ansiedade.
- Redução do estresse: a atividade física promove a distração mental, desviando o foco dos pensamentos ansiosos.
- Autoestima: o ganho de condicionamento físico e a melhora da autoimagem também impactam positivamente a autoconfiança.
Resumindo…
A atividade física pode ser um recurso terapêutico complementar no tratamento e prevenção da ansiedade. E se você anda sedentário, nada de ficar ansioso com esse post. Calma. Nós podemos ajudar você a planejar seu treino baseado nos seus objetivos e com atenção de personal. Quer experimentar? Marque uma aula experimental de Funcional e/ou Pilates na unidade da Granja Viana ou Vila Romana e vamos juntos. Só respira e vem 🙂
Para criar esse conteúdo, usamos as seguintes referências:
Efeitos da Atividade Física na Ansiedade e na Depressão. Artigo científico disponível aqui.
Qual a importância dos exercícios físicos para ansiedade? – Einstein. Disponível aqui.
Como o exercício reduz a ansiedade e que efeitos o sentimento tem no treino – UOL. Disponível aqui.
Brasil lidera ranking mundial de ansiedade – Terra. Disponível aqui.