Entenda os efeitos da atividade física para preservação da capacidade cognitiva durante o processo de envelhecimento.

By in , , , ,
Entenda os efeitos da atividade física para preservação da capacidade cognitiva durante o processo de envelhecimento.

O volume cerebral está diretamente associado à capacidade cognitiva, responsável pela atenção, memória, processamento de informações e raciocínio. A diminuição no fluxo sanguíneo cerebral reduz a disponibilidade de oxigênio com efeitos associados à morte dos neurônios e diminuição das sinapses (onde se dá a comunicação entre os neurônios).

É natural ter uma redução do volume cerebral total durante o processo de envelhecimento. A boa notícia é que a prática de atividade física regular pode ajudar na manutenção da capacidade cognitiva de pessoas idosas. Esse foi o achado de estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo com pessoas idosas de 60 a 65 anos.

A atividade física promove a melhora da capacidade respiratória, certo? Pois é. Os pesquisadores identificaram que a aptidão cardiorrespiratória (ACR) é preditivo do volume observado em todo o cérebro. Em outras palavras, manter maiores níveis de ACR pode ser uma poderosa medida preventiva.

Isso sem falar nos ganhos globais para saúde. Além dos efeitos da melhora da capacidade cardiorrespiratória para o cérebro, praticar atividade física promove o fortalecimento muscular e ajuda na prevenção das doenças associadas ao sedentarismo.

150 minutinhos semanais.

O estudo (Objective physical activity accumulation and brain volume in older adults: An MRI and whole brain volume study), publicado na The Journals Gerontology em julho de 2022,  comparou dois grupos: pessoas idosas que acumularam menos ou mais de 150 minutos de atividades físicas por semana. O grupo que se manteve mais ativo apresentou maior volume cerebral em comparação ao grupo sedentário. Já pensou? Com dois treinos semanais e mais as caminhadas até o local do treino você já praticamente cumpre essa meta.

Benefícios também para crianças.

E se você está pensando que só o cérebro das pessoas idosas se beneficia com a prática de atividades físicas, engano seu. Outra pesquisa realizada por cientistas da Nottingham Trent University, da Inglaterra, também identificou o efeito benéfico dos exercícios físicos para o desenvolvimento da capacidade cognitiva em crianças. O artigo foi publicado na revista  Psychology of Sport and Exercise.

Então fica a dica.

Não importa sua idade, pense em como você quer viver e envelhecer (sim, estamos todos envelhecendo desde que nascemos). Invista em uma rotina saudável com atividades físicas regulares. Quer começar já? Tem aula experimental gratuita de Funcional e Pilates disponível para você em nossas duas unidades na Granja Viana e Vila Romana. Chama a gente no WhatsApp e bora treinar.

___________

Para escrever esse conteúdo para você, usamos as seguintes fontes:

Artigo “Atividade física preserva cognição durante envelhecimento”. Jornal da Usp. Publicado em: 26/10/2022. Disponível aqui.
Artigo “Atividades físicas melhoram as habilidades cognitivas das crianças, diz estudo”. CNN Brasil. Publicado em 12/10/2021. Disponível aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *