A gente já falou dos benefícios da atividade física para o sono aqui e como dormir bem é essencial para a disposição e a qualidade de vida. Agora é a vez de tratarmos da relação entre treinos de resistência, sono e autonomia no envelhecimento.
Bora lá! Estudo conduzido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Universidade Federal de Viçosa (UFV) mostrou que pessoas idosas com sarcopenia têm uma pior qualidade de sono e que o débito de sono contribui gera atrofia muscular e prejudica a restauração dos músculos, agravando ainda mais a doença.
Mas o que é sacopenia?
A sarcopenia é uma doença que envolve um processo inflamatório crônico levando à perda de massa muscular corporal e consequente diminuição da força e da performance física. Ou seja, compromete a autonomia na realização de atividades básicas da vida diária, além de aumentar o risco de lesões, quedas e até mesmo de morte. A incidência da doença é maior entre a população acima de 60 anos (15%) e acima de 80 anos (46%).
O estudo mostrou os benefícios de treinos de resistência para pessoas idosas diagnosticadas com a doença considerando a frequência de 3 treinos semanais durante 3 meses.
Os treinos de resistência já tinham se mostrado eficientes em experimentos com roedores, quando foram observados os seguintes benefícios:
- sincronização dos ritmos biológicos,
- aumento do tempo total de sono
- redução da fragmentação do descanso
- aumento da massa e a força muscular
- auxílio da atividade do sistema imunológico
- redução de inflamações
E nas pessoas idosas participantes da pesquisa, quais foram os resultados?
- melhora da força muscular em todos os meios de medição
- melhora da qualidade objetiva e subjetiva do sono
- redução da inflamação
A pesquisadora Vânia D’Almeida, concluiu que:
“Tendo em perspectiva que pessoas idosas com sarcopenia têm o sono prejudicado em comparação com idosos sem esse diagnóstico, os dados mostram que o treinamento físico aumentou a força muscular dos idosos, tirando-os da condição de sarcopênicos. Nós acreditamos que isso aconteceu por intermédio do aumento da quantidade de duas citocinas anti-inflamatórias [IL1ra e IL10] relacionadas à melhora do metabolismo muscular. O aumento na quantidade dessas substâncias anti-inflamatórias pode estar relacionado à melhora do sono”.
Tanto o Funcional como o Pilates oferecem treinos de resistência e podem ser seus grandes aliados para um envelhecimento saudável com autonomia e qualidade de vida.
Nunca fez Funcional nem Pilates? Você pode marcar uma aula experimental e conhecer as duas modalidades. É só escolher uma de nossas unidades na Granja Viana ou Vila Romana e entrar em contato com a gente pelo WhatsApp. E com uma vantagem: aqui seu treino é personalizado, potencializando ainda mais os benefícios e resultados da sua atividade física. Bora treinar!
_________
Para produzirmos esse conteúdo para você usamos as seguintes fontes:
Matéria “Treino de Resistência melhora o sono e reduz a inflamação em idosos com sarcopênia, indica estudo” publicado no site Agência Fapesp e disponível aqui.
Artigo Resistance Training Improves Sleep and Anti-Inflammatory Parameters in Sarcopenic Older Adults: A Randomized Controlled Trial, publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health está disponível aqui.