O que a mitocôndria tem a ver com a manutenção da sua aptidão física durante o envelhecimento?

By in , , , ,
O que a mitocôndria tem a ver com a manutenção da sua aptidão física durante o envelhecimento?

Estudo desenvolvido pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP) responde: tudo! A pesquisa investigou o efeito da prática regular de exercícios físicos para as células musculares. E concluiu que há benefício em nível muscular porque o número de mitocôndrias fusionadas e funcionais aumenta. Isso contribui diretamente para a manutenção da fisiologia muscular durante o envelhecimento. Mas por quê?

Para começar, pega o microscópio e vem entender qual a função da mitocôndria nesse processo.

Lembra das aulas de biologia da escola? Com certeza passou pela mitocôndria e aprendeu que ela é um importante componente celular responsável por fornecer energia às células. Quando a gente vai envelhecendo, vão se acumulando mitocôndrias fragmentadas e disfuncionais nas células musculares. Esse acúmulo pode ser compensado pela própria mitocôndria, que pode se dividir em duas ou se unir a outra semelhante por meio de processos denominados fissão e fusão mitocondrial. Os pesquisadores observaram que a prática regular de exercício físico ao longo da vida beneficia justamente esse processo. Como consequência, a manutenção da fisiologia muscular é favorecida durante envelhecimento.

Julio Cesar Batista Ferreira, professor do ICB-USP e coordenador da pesquisa, comentou no site da Fapesp, sobre os resultados observados no estudo e ressalta a relevância da atividade física para uma boa qualidade de vida na velhice. Ele diz:

“No trabalho, demonstramos que, no músculo, uma única sessão de exercício físico induz rapidamente a fissão mitocondrial. E logo em seguida, após um período de recuperação, ocorre a fusão mitocondrial. Já sessões diárias ao longo da vida favorecem o aparecimento de mitocôndrias conectadas, retardando então a fragmentação mitocondrial e o declínio do condicionamento físico observados durante o envelhecimento. Dessa forma, o exercício físico e a dinâmica mitocondrial apresentaram importante associação com a manutenção da função muscular na senescência”

A pesquisa foi publicada na revista The Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) e o artigo pode ser acessado aqui: https://www.pnas.org/doi/10.1073/pnas…

Então bora treinar, né?

Esse é o plano! E não importa se você nunca fez atividade física. É sempre tempo de começar. Aqui no LeoChamma a gente monta treinos individualizados de acordo com seus objetivos e estado de saúde e você recebe atenção de personal para atingir mais rápido os melhores resultados. Marque uma aula experimental de Funcional ou Pilates em nossas unidades na Granja Viana ou na Vila Romana. E vem prolongar sua qualidade de vida, sua autonomia e seu bem-estar. Esperamos você.

Para trazer esse conteúdo para você usamos essa referência:

“Estudo elucida em nível celular como a prática de exercícios preserva a aptidão física no envelhecimento”, publicado no site Agência FAPESP e disponível aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *