O Guia de Atividade Física para a População Brasileira do Ministério da saúde traz essa resposta, com indicações para Crianças, Jovens e Adolescentes, Adultos e Pessoas Idosas, além de Gestantes, Mulheres Pós-parto e Pessoas com Deficiência. E calma que a gente já vai te dizer quantas horas são recomendadas para adultos e pessoas idosas.
Mas antes, vamos lembrar você de outro ponto importante que o próprio Guia destaca:
“Quanto mais cedo a atividade física é incentivada e se torna um hábito na sua vida, maiores os benefícios para sua saúde. Sendo que alguns desses benefícios são: o controle do peso; a diminuição da chance de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres; a diminuição da chance de desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes (alto nível de açúcar no sangue), pressão alta e doenças do coração; a melhora da disposição: e a promoção da interação social”.
É o famoso “não deixe para amanhã a atividade física que você pode começar hoje”. E claro, a gente sabe que está todo mundo no corre e que nem sempre é fácil reservar tempo para o treino. Fora a disciplina necessária até que o treino se torne um hábito.
Uma das nossas apostas aqui no Leo Chamma é que além de hábito, seu treino pode se tornar um momento de grande satisfação para você. Por quê? Porque a gente desenha seu treino com base nos seus objetivos e acompanha você no dia a dia muito de perto. Pra quê? Para você ver os melhores resultados. É difícil querer interromper alguma atividade quando você vê os benefícios tão rápido e tão intensamente, né? Pois é, esse é nosso plano com você e com todos os nossos alunos.
Mas você quer saber é das horas recomendadas? Vamos lá.
Se você é adulto:
• a indicação é de pelo menos 150 minutos semanais para quem pratica atividades físicas moderadas
• a indicação é de pelo menos 75 minutos semanais para quem pratica atividades físicas vigorosas
Se você tem mais de 60 anos:
• as indicações de tempo são as mesmas: 150 minutos semanais para quem pratica atividades físicas moderadas e 75 minutos semanais para atividades físicas vigorosas
• o Guia reforça ainda a importância de realizar treinos de fortalecimento dos principais músculos (costas, abdômen, braços e pernas) e de equilíbrio para melhorar a capacidade de fazer as atividades básicas do dia a dia e para prevenção de quedas. Esses treinos devem ser realizados de duas a três vezes por semana em dias alternados.
Vem treinar com a gente e vamos tirar o melhor proveito do tempo que você tiver.
O importante e começar logo e seguir em frente. Quer marcar uma aula experimental de Funcional ou Pilates? É só escolher uma das nossas unidades na Granja Viana ou Vila Romana e agendar pelo WhatsApp. Esperamos você!
Para escrever esse material até você utilizamos como referência:
GUIA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. Secretaria de Atenção Primária à Saúde Departamento de Promoção da Saúde. Ministério da Saúde: Brasília, 2021.