“Respira que aluno bom é aluno vivo”: a importância da respiração na prática de atividades físicas.

By in , , ,
“Respira que aluno bom é aluno vivo”: a importância da respiração na prática de atividades físicas.

Quem treina com a gente com certeza já ouviu a frase “Respira que aluno bom é aluno vivo”. É um lembrete bem-humorado da importância da respiração correta para a prática das atividades físicas. Respirar é um ato involuntário. A gente não precisa pensar para respirar. Sem percebermos, a respiração desempenha sua dupla função: alimentar as células através da absorção de oxigênio e eliminar dióxido de carbono. Respirar mal pode reduzir a vitalidade e levar ao cansaço, exaustão e até a quadros de ansiedade e depressão, com comprometimento da capacidade de movimentação muscular e articular.

Durante a atividade física, a respiração é ainda mais importante porque o corpo tem uma maior demanda ventilatória. Por isso respirar com consciência durante o treino é tão importante. A inspiração leva nutrientes e auxilia a musculatura durante o treino ao mesmo tempo em que libera o gás carbônico produzido nesse processo. Essa troca é fundamental para os músculos, ganho de resistência e bom desempenho durante a atividade física.

Pelo Nariz ou pela Boca?

Principalmente durante os exercícios de alta intensidade, a necessidade de ventilação é ainda maior. Às vezes podemos ter a sensação de que o nariz não vai dar conta da tarefa e respiramos pela boca. Apesar de não ter uma regra rígida (o que vale é o seu conforto), o médico José Wilson Ribas, especialista em performance esportiva na modalidade de treinos de alta intensidade e diretor técnico da Clínica Reviv, explica que inspirar pelo nariz é mais benéfico porque o ar é filtrado pelos cílios das narinas, além de chegar quente e úmido aos pulmões. E adverte: a atividade física exige atenção na respiração. Caso contrário, pode resultar em desconforto, dores diafragmáticas e até desmaios durante os treinos.

Sergio Avelino, coordenador do curso de educação física do Iesb e mestre em envelhecimento e exercício físico, reforça ainda a importância da respiração para a musculação. Nesse caso, para ele, o método mais eficiente é expirar pela boca durante a contração muscular, aumentando a eficácia do movimento, a segurança vinda da contração dos músculos abdominais e proporcionando um melhor controle da pressão arterial.

A importância de um treino personalizado

Vale lembrar ainda que o padrão respiratório adequado durante a atividade física varia, dependendo de fatores como: fase e da intensidade do exercício, idade e sexo, e propriedades mecânicas do

sistema respiratório. Daí a importância de ter um treino individualizado que leve em conta seu estado de saúde e seus objetivos. Isso é exatamente o que a gente faz aqui no Leo Chamma. Agende uma aula experimental gratuita e venha combinar essas duas poderosas atividades que são a atividade física e uma respiração de qualidade.

Usamos as seguintes fontes para escrever esse conteúdo para você:

Artigo “Respiração, Atividade Física e seus Benefícios contra a Depressão e a Ansiedade”, de Jean Moreira Cruz e colegas, publicado em: Anais da III Jornada de Educação Física do Estado de Goiás: Corpo, ciência e mercado: os desafios para a Educação Física. Universidade Estadual de Goiás (Campus Goiânia ESEFFEGO). Goiânia: UEG, v. 1, n. 1, 5 a 7 de dezembro de 2018. Disponível aqui.

Matéria “Respiração Correta é Importante para a Atividade Física”, publicada no site do Correio Braziliense. Disponível aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *