Se você sente dores no joelho, tornozelos, ombro e mesmo na coluna, esse post é para você.

By in ,
Se você sente dores no joelho, tornozelos, ombro e mesmo na coluna, esse post é para você.

Exercícios de baixo impacto e focados no fortalecimento muscular são os mais indicados para quem tem ou quer se prevenir de alguma patologia das articulações. Entre eles, o Pilates ganha destaque justamente por combinar fortalecimento muscular, resistência, equilíbrio e alinhamento postural, resultando em articulações mais estáveis. Em outras palavras, esses benefícios protegem as articulações e contribuem para a diminuição de dores, tanto na prática de exercícios, quanto na execução das atividades diárias.

O resultado é um círculo virtuoso: o Pilates ajuda na diminuição de dores, contribuindo para uma melhor disposição para a prática da atividade física, que fortalece os músculos minimizando a pressão e a sobrecarga das articulações, diminuindo dores crônicas e atuando no tratamento e recuperação de lesões. Com menos dores e desgaste, o indivíduo ganha mobilidade, força e amplitude de movimento e encontra maior incentivo para continuar treinando.

A fisioterapeuta Tabata Benevides, que coordena os treinos de Pilates nas duas unidades Leo Chamma, ressalta ainda que “os exercícios realizados durante a prática do Pilates reúnem força, resistência, alongamento e mobilidade articular. Essa combinação é fundamental para prevenção de lesões musculares e articulares, proporcionando mais segurança durante a prática do método”.

O fortalecimento muscular também funciona como estímulo para incrementar a densidade óssea. Esse é o motivo pelo qual o Pilates também é benéfico para pacientes com artrite reumatóide e osteoartrite. Além disso, a modalidade não tem limite de idade. Ao contrário, como uma atividade que promove o ganho muscular com baixo impacto, é altamente indicada também para idosos por seus efeitos para a manutenção da capacidade funcional e da independência.

Saiba mais sobre Pilates aqui em nosso site. Ou agende uma aula experimental e venha conferir os benefícios da modalidade na prática. É só entrar em contato com a gente pelo WhatsApp.

 

Esses foram os conteúdos que consultamos para escrever esse post para você:

• Benefícios do Pilates nas Articulações, escrito pela fisioterapeuta Mariana Bogolenta e publicado no blog Artritereumatoide. Disponível aqui.
• Atividades físicas e envelhecimento: aspectos epidemiológicos, artigo científico publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte e escrito por Sandra Mahecha Matsudo, Victor Keihan Rodrigues Matsudo e Turíbio Leite Barros Neto. Disponível aqui.
• Pilates: Essa modalidade de exercício pode ajudar a fortalecer as articulações?, escrito com colaboração da reumatologista Carla Dionello e publicado no blog Cuidados Pela Vida. Disponível aqui.
• Pilates e Patologias das Articulações, publicado no blog Revista Pilates. Disponível aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *