O treino funcional tem equipamentos, exercícios e expressões que formam um verdadeiro dialeto. A gente reuniu aqui alguns dos termos para você ficar fluente.
TREINOS
Circuito: é uma sequência de exercícios seguidos com pouco ou nenhum intervalo entre eles. O circuito mantém a frequência cardíaca elevada e trabalha forte a musculatura. Os circuitos por aqui são feitos semestralmente para reunir a galera e fazer nossa confraternização, junto com um delicioso café da manhã. Mas no dia a dia, nada de circuito. Seu treino é personalizado pra você!
HIIT: É a abreviação de “High Intensity Interval Training” ou treinamento com intervalos de alta intensidade, em português. Quando ouvir HIIT, prepare-se para um treinamento de alta intensidade intervalada com descansos ativos.
Intervalado: é quando o exercício é seguido de período de recuperação ou descanso (ufa!)
No stop: redobre o fôlego. “No stop” quer dizer que não haverá descanso entre um exercício e outro.
Tabata: Se você perguntar aqui no Leo Chamma, todo mundo vai dizer que Tabata é nossa fisioterapeuta responsável pela Fisio e pelo Pilates em nossas duas unidades. Mas Tabata é também o nome técnico de um treino de funcional de alta intensidade. Tabata tem duração de 4 minutos que comportam 8 repetições de 20 segundos de execução intervaladas por 10 segundos de descanso.
EQUIPAMENTOS
Anilhas: Sabe a barra usada para levantamento de peso? As anilhas são os pesos em formato de disco usados para calibrar a carga do exercício.
Bands: São aqueles elásticos resistentes usados em exercícios de fortalecimento, alongamentos e educativos. E os bands enganam. Pra quem está olhando, os exercícios parecem moleza. Mas pra quem está fazendo… é um Deus nos acuda!
Corda Naval: Nada de se enrolar… a corda naval tem esse nome porque saiu direto de portos e embarcações para o treino funcional.
Dumbells (DB): São os bons e velhos halteres.
Kettlebell: Sabe quando você suspende aquela bola de ferro fundido por uma alça? Isso aí é um kettlebell, o queridinho dos nossos treinadores!
Medicine Ball (MB): O nome vem de seu amplo uso na medicina esportiva. Trata-se daquela bola pesada e revestida de couro usada em nossos treinos funcionais. Aqui no Leo Chamma a gente também usa a Medicine Ball pra derrubar algumas paredes e ampliar o estúdio. Até hoje nenhuma parede caiu, mas a gente continua tentando: boraaa!!!! Não para até a parede cair ????
TRX: Esse é um daqueles casos em que o produto acaba ficando conhecido pelo nome da marca. Nesse caso, TRX é uma marca registrada das fitas de treinamento suspenso.
Wallball (WB): Essa é fácil! Wallball é a bola feita para aquele arremessos em sentido vertical, paralelos à parede.
Airbike: É um pássaro? É um avião? Não! É uma bike com uma hélice. Quem faz não quer mais fazer. É de longe a mais odiada por nossos alunos. Reza a lenda que rola até um plano de botar fogo nela.
EXERCÍCIOS
Agachamento: o agachamento no funcional não é um agachamento qualquer. É preciso distribuição adequada do peso para não lesionar os joelhos e ter o máximo de aproveitamento. Agachamento também faz bem pra memória. Se fizer direitinho, a perna lembra do treino durante todo o dia seguinte.
Box Jump: é o famoso pular na caixa de madeira, caindo com os dois pés juntos.
Levantamento Terra: é o movimento de suspender a barra do chão.
Montain Clumb: sabe a prancha? Então, o Montain Clumb é a prancha com movimentação simultânea das pernas simulando uma escalada.
Remada: exercício que literalmente simula uma remada. Pode ser feito com barra ou halteres e seu foco é o fortalecimento das costas (esse ajuda muito na melhora da postura).
Prancha: é aquele exercício em que você fica paralelo ao chão, apoiado nas mãos e pés. A prancha tem um lance que desafia a física. Quando ela começa, o relógio parece parar. Cada segundo demora mais de minuto pra passar.
Press: esse é um exercício focado no desenvolvimento do ombro. O desafio é elevar a barra dos ombros até acima da cabeça sem fazer impulso com as pernas.
Ponte: movimento de levantar o quadril quando se está deitado com as costas no chão.
Push Up: nada mais é que a famosa flexão da musculação.
Stiff: nesse exercício, o foco é a movimentação do quadril sem a flexão das pernas. Campeão para trabalhar coxa e glúteos, além de fortalecer a lombar e melhorar a estabilização.
Supino: Enquanto na musculação o supino é feito em aparelho específico, o funcional combina banco e pesos para reproduzir o exercício.
Swing: não vá pensando o que não deve. O Swing é realizado com kettlebell. O movimento aproveita o movimento balístico da bola de ferro para fazê-la subir e descer.
Twist: Esse é para trabalhar o abdômen com movimento de torção e geralmente com uma carga adicionada pelo uso de bolas (medicine-ball, dumbell ou wallball) ou anilhas.
EXPRESSÕES PRA CHAMAR DE SUAS
No seu PR ou no meu?
Nada disso! PR é sempre seu. PR é seu recorde pessoal (Personal Record) em algum exercício. Esse recorde pode ser de repetições, carga, velocidade ou tempo. Um bom treino funcional, focado nos seus objetivos, ajuda você a desafiar seus limites e seu PR.
No seu limite sempre!
Repetição Máxima ou RM é o número máximo de repetições que você consegue fazer de um determinado exercício e com um determinado peso. Sabia que a sua RM está diretamente relacionada ao treino com atenção de personal? Isso porque mesmo conhecendo seu máximo, a gente tem que ter sensibilidade para perceber que cada dia é um dia diferente pra você. Isso significa que você também tem dias bons e dias ruins que vão além da atividade física. Então nosso segredo é tirar sempre o melhor possível do seu dia.
E SE VOCÊ TREINA NO LEO CHAMMA, COM CERTEZA JÁ OUVIU…
“Respiraaaa… aluno bom é aluno vivo”: uma das nossas expressões preferidas, é usada pra dar aquela forcinha acompanhada de uma boa risada.
“Quer moleza? Vai pro Pilates”: quem conhece Pilates sabe que não é bem assim, mas nossos professores adoram dar uma provocada nos outros.
VEM EXPERIMENTAR
Se você não entendeu nada desse nosso pequeno dicionário de Funcionês, não tem problema! A gente está aqui para te ensinar todas as expressões e exercícios na prática. Marque uma aula experimental gratuita pelo WhatsApp. É só escolher a unidade de sua preferência.
Pra montar esse conteúdo pra você, nós usamos essas referências aqui:
https://souesportista.decathlon.com.br/dicionario-do-treinamento-funcional-1/
https://souesportista.decathlon.com.br/dicionario-do-treinamento-funcional-2/